Agora, a tendência é que o mercado de desenvolvimento faça combinações menos lineares. Em outras palavras, com equipes enxutas e que concentram mais interdisciplinaridade e conhecimento. A TOTVS, maior empresa tech do Brasil e líder em sistemas de gestão, constantemente investe no crescimento do seu time. Como resultado, é justo dizer que um desenvolvedor full stack é mais um “faz-tudo”, enquanto um engenheiro de software é mais um especialista.
Como um desenvolvedor full-stack, você vai fazer a ponte entre o desenvolvimento do frontend e o backend. Isso lhe dará uma abordagem única ao desenvolvimento web, já que você trabalhará em cada aspecto de um projeto (ao invés de apenas uma pequena parte). Finalmente, qualquer desenvolvedor curso de cientista de dados precisa de fantásticas habilidades especiais. Embora o desenvolvimento full-stack seja um trabalho técnico, você precisa trabalhar com colegas e usuários para entregar cada projeto. Como um desenvolvedor full-stack, você precisará aprender a usar pilhas de tecnologia populares.
O que faz um Desenvolvedor Full Stack? Aprenda 5 funções desse especialista!
No entanto, para aqueles que estão dispostos a enfrentar esses desafios, ser um desenvolvedor full stack pode oferecer muitas recompensas, incluindo maior flexibilidade, versatilidade e valor para as empresas. Enquanto o primeiro está mais preocupado com a experiência do usuário e com a aparência da interface, o segundo é responsável https://giro.matanorte.com/artigo/curso-de-cientista-de-dados-esteja-preparado-para-a-profissao-do-futuro/ pelo funcionamento interno do site ou aplicativo. Porém, um curso de graduação te traz uma experiência única e enriquecedora, que não seria adquirida em outro lugar. Além de conhecer back-end, front-end e banco de dados, existem outras hard skills que com certeza dão destaque no mercado de trabalho como full stack.
Ao conhecer toda extensão de um código, este desenvolvedor está muito mais apto a corrigir problemas e prestar uma manutenção mais completa. Uma aplicação não precisa ser somente apresentável, mas funcionar efetivamente. Todo programador carrega nos ombros grandes responsabilidades, uma vez que são quase sempre incumbidos de trabalhar em aplicações que possuem acesso a informações sigilosas e/ou em algum grau relacionadas à segurança virtual. Sua capacidade de enxergar o projeto como um todo, não apenas tecnicamente, mas também a partir de uma visão estratégica mais ampla sobre todos os seus processos é um grande trunfo operacional. Também faz parte das habilidades exigidas deste programador que ele saiba trabalhar com variados tipos de frameworks e bibliotecas. Entre elas, as mais comuns são jQuery, VueJS, Angular, TailwindCSS e Bulma.io.
Principais stacks utilizadas por devs full stacks
Um desenvolvedor forte deve ser capaz de ser flexível com suas ferramentas, se esforçando para entender os conceitos de seu trabalho, em vez de ter a mente fechada e só ser capaz de ser produtivo em um framework. Uma abordagem diferente seria, por exemplo, ter um foco em particular, mas desenvolver suas habilidades full-stack ao redor desse ponto forte. Você pode ser um desenvolvedor de front-end que pode fazer deploy de suas próprias aplicações da web e constrói seu conhecimento em cima desse conhecimento fundamental. Na maioria dos projetos, os aplicativos mobile se integram com um back-end, então esse conhecimento dos dois mundos pode ser um enorme diferencial para a sua carreira. Aprenda a realizar joins complexos, como fazer queries eficazes e que não exijam desnecessariamente do banco de dados também é fundamental no dia a dia.